Como a pele é o órgão que primeiro interage com as pessoas e representa tudo que se relaciona com vigor, jovialidade e beleza; cresce a procura por procedimentos estéticos que visam retardar o envelhecimento da pele. Com certeza, eles são bons e costumam ter indicações específicas para cada objetivo e condição, mas nossa finalidade, nesse post, é dar algumas dicas para lhe ajudar a retardar o processo de envelhecimento que somos capazes de modificar, que é denominado envelhecimento extrínseco da pele.

Resumidamente, a pele apresenta um envelhecimento natural ou intrínseco que é aquele devido a falhas na renovação celular em todas as camadas e células que compõe a pele; já o envelhecimento extrínseco relaciona-se a tudo aquilo que o ambiente é capaz de fazer para acelerar esse processo. Exemplos de fatores ambientais capazes de acelerar esse processo são o tabagismo, a poluição ambiental, radiação ultravioleta, excesso de álcool, hábitos alimentares e estilo de vida desregrados. Saiba que até aumento de peso corporal e os níveis de açúcar no sangue colaboram com esse tipo de envelhecimento.

Para quem quer ir direto às dicas, aqui estão:

Proteção solar diária, mesmo em dias frios ou chuvosos. Para isso, deve-se usar protetor solar com FPS 30 ou superior e que também apresente boa proteção UVA, não só no rosto, como no corpo. Outras medidas de proteção, também são importantes, como uso de chapéus, sombrinhas, óculos de sol e roupa com proteção solar. Lembre-se sempre que o sol tem papel primordial no envelhecimento da pele.

Limpar a pele duas vezes ao dia (manhã e noite), para retirar poluição, maquiagem, resíduos de suor e outras substâncias que podem obstruir poros e ajudando no surgimento de rugas.

Usar demaquilante e jamais dormir com maquiagem. Saiba que demaquilantes são mais eficientes que sabonetes, para retirar a maquiagem.

Mudanças no estilo de vida, como beber no mínimo dois litros de água por dia, parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, redução de peso e práticas de atividade física.

Essas dicas, muitas vezes parecem clichês, mas, isso acontece, porque quase nunca são seguidas ou quando são, em pouco tempo as pessoas tendem a voltar para os hábitos antigos. Se você já segue essas dicas há muito tempo, não se preocupe, pois você, com certeza aparenta ser bem mais jovem do que sua idade cronológica.