O que é vitiligo

É entendido como uma doença cuja principal característica é a despigmentação de algumas áreas da pele, surgindo manchas mais claras do que o tom natural da pele.

Não demonstra preferência racial, isto é, todos os tipos de pele podem desenvolver a doença, não há predisposição racial. Não é contagioso e não afeta outros sistemas orgânicos além da pele.

Devido às manchas aparentes, é provável que haja interferência na autoestima e na sociabilidade, ou seja, o âmbito psicológico e afetivo do paciente está intimamente relacionado com o vitiligo.

Causas

A despigmentação da pele está relacionada à redução ou ausência de células que produzem e armazenam a melanina.

Muitas vezes o vitiligo se desenvolve após um evento traumático, como luto pela morte de um ente próximo, divórcio, grande estresse emocional. Em crianças, principalmente, a doença tenha este teor psicológico e emocional.

Sintomas

A principal característica do vitiligo são as manchas mais claras na pele, estas manchas são irregulares, podem ter uma coloração rosada nos indivíduos de pele branca, podendo, ainda haver despigmentação capilar, aparecendo mechas brancas no cabelo.

As áreas mais comumente afetadas são axilas, cotovelos, em volta da boca, pálpebras, em volta do nariz, nas juntas dos dedos ou no joelho. No entanto, ao longo do desenvolvimento da doença, pode-se abranger grande parte do corpo.

Tratamento

O tratamento de vitiligo baseia-se na indução de repigmentação da pele através do uso de medicamentos de uso tópico e oral à base de corticóides e inibidores de calcineurinas. Em alguns casos utilizam-se tecnologias de laser e, ainda, pode ser necessário realizar cirurgia, neste caso para transplantar as células produtoras de melanina.

Outro tipo de tratamento de vitiligo que pode ser associado aos medicamentos tópicos e orais é a fototerapia, por exemplo, que consiste na exposição solar por causa dos raios ultravioletas, capazes de estimular a produção de melanina; procedimentos com laser excimer também agem de forma similar ao raio UVB, pois este laser atua sob uma onda de luz similar à onda UVB.

Além de todo o tratamento, é importante ter alguns cuidados, como o uso constante de proteção solar, uma vez que a região despigmentada fique mais fotossensível, o uso do protetor solar é indicado, inclusive durante a fototerapia.

Recomenda-se, ainda, realizar exames imunológicos periodicamente. Em relação às proibições, pode-se usar maquiagem, mas sempre com cautela observando as substâncias componentes do produto.

Pessoas com vitiligo são proibidas de fazer tatuagem, pois a pele afetada é muito sensível e a prática é muito agressiva, além disso, a tatuagem pode desencadear aparecimento de novas manchas. Tal fenômeno também ocorre a partir de picadas de insetos, irritação na pele, alergias e outras lesões.

Procurar o tratamento precocemente pode reverter a doença em quase cem por cento, por isso, deve-se procurar o dermatologista nos primeiros sinais para determinar o tratamento adequado.