Primeiro ponto é definir o seu estilo, e tamanho da sua barba. Estudar o contorno do rosto, o tipo de pelo da sua barba e até mesmo o seu temperamento, cargo e profissão que ocupa podem ser importantes nessa escolha. Aconselho olhar várias fotos de barba na internet e escolher alguma que preencha a maioria dos critérios, mas principalmente que o tipo de pelo seja semelhante ao seu; pois tenho pacientes que querem ter uma barba macia, grande e bem penteada, mas apresentam um tipo de pelo mais grosso e encaracolado, sendo impossível ou muito difícil conseguir o resultado desejado.

Tenha em mente que a barba deve ser tratada como seu cabelo, dessa forma, você deve passar shampoo e condicionador com a mesma frequência ou até frequência maior que normalmente usa em seu cabelo. Aparar a barba pode ser feita numa frequência bem maior, pois esse processo garante que ela fique bem alinhada e se mantendo no estilo que você desejou. Mesmo que seu estilo seja mais “largado” é importante aparar! Pentear ou desembaraçar a barba ainda úmida, preferencialmente com pente de madeira, também é fundamental e deve sempre ser lembrado.

Diferente do cabelo, entretanto, hoje existem vários produtos específicos para barba, como loção pós barba, balm ou bálsamo para barba, óleo para barba e inclusive condicionador específico para barba. Não tenho conflitos de interesse com nenhum produto a venda no mercado. Só oriento que tenha cuidado para não passar o óleo de barba diretamente no rosto, para não deixar sua pele oleosa e consequentemente, propensa à acne.

E a pergunta mais realizada nos consultórios dermatológicos: "posso usar minoxidil ou finasterida para ajudar no fechamento da barba?" Saiba que o minoxidil realmente pode ajudar nesse processo, entretanto, como todo medicamento, tem contraindicações e restrições, por isso, é seguro o uso do minoxidil, apenas após avaliação médica. E cuidado! Já vi a indicação de finasterida para crescimento de barba em alguns blogs, mas não encontrei essa indicação na literatura médica até o momento. Sendo assim, não vejo justificativa do seu uso para esse fim.

Para finalizar, se houver falhas caprichosas em sua barba, feridas ou algo estranho ocorrendo na pele abaixo de sua barba, procure o seu dermatologista, pois há doenças que causam essas alterações e são fáceis de resolver quando iniciamos o tratamento precocemente.