O dermatologista é o especialista que trata das doenças de pele, cabelo e unhas. Não há distinção quanto a cor, sexo ou idade; por isso, é o dermatologista que trata a pele do idoso, gestante e criança também. Um dermatologista pode até se intitular de dermatologista infantil ou dermatologista de idoso, mas todo dermatologista está apto a tratar as doenças da criança e do idoso, pois para se tornar dermatologista é necessário fazer uma faculdade de medicina e ter qualificação para fazer uma prova de título, bem como ser aprovado na mesma ou ter terminado um programa de residência em dermatologia.

O dermatologista é registrado no conselho regional de medicina com um número chamado RQE, que significa "registro de qualificação de especialista" e pode ser consultado por qualquer pessoa na página do seu conselho local.

Hoje a dermatologia se subdivide em área estética, clínica, cirúrgica e cosmiátrica. E pela abrangência da especialidade é cada vez mais comum encontrar profissionais que tendem mais para uma área clínica e cirúrgica e profissionais que tendem a focar mais na área estética; mas independente do seu objetivo principal, o dermatologista sempre vai lhe ajudar por meio de procedimentos ou tratamentos que sejam específicos para sua pele.